Antivirus

O que buscar ao comprar um antivirus?

Qualquer antivírus serve? Por que comprar um antivírus é tão importante? Existe tanto motivo para se preocupar, assim como dizem?

Todos estão conectados na internet, e isso quer dizer que todos estão sujeitos a serem atacados por vírus e malwares.

Além disso, em uma mesma residência podem existir vários computadores em rede e, se houver alguma fala em algum deles, todos os outros podem ser atacados.

A profusão destes vírus é tão grande que os antivírus possuem atualizações quase diárias para poder se livrar dos ataques virtuais.

Todavia, não basta comprar um antivírus qualquer, é preciso analisar alguns pontos importantes, como os que apresentaremos a seguir!

O que seu antivírus deve ser e ter

  1. Ter seu arquivo de malwares sempre atualizado! Muitos antivírus possuem divisões específicas para os tipos de vírus mais conhecidos, como os Trojans (cavalos de Tróia) e spywares. Por isso é interessante investir e comprar um antivírus de qualidade!
  2. Fornecer proteção em tempo real! Os bons antivírus fazem varreduras periódicas e pontuais, sem que o usuário tenha que intervir ou ordenar tal ação.
  3. Ser adaptável às necessidades e costumes do usuário! Cada usuário tem um tempo diferente – às vezes nenhum tempo – para realizar uma varredura completa no hd. Portanto, é imprescindível que o antivírus forneça opções diferentes!
  4. Promove o desligamento automático do computador! Comprar um antivírus com essa característica é importantíssima para quem não dispõe de tempo e paciência para ficar esperando que a varredura termine!
  5. Busca em mídias removíveis! Pendrives, hds externos e outros dispositivos podem e devem ser verificados antes de abrir arquivos!
  6. Anti-rootkit! Rootkits são os malwares muito espertos que conseguem driblar os softwares de segurança! E nem todos os antivírus fazem este tipo de verificação!

Além destas características existem muitas outras, que podem ser mais importantes para uns do que para outros, mas que têm seu valor.

Quem são os hackers?

São pessoas com sérios problemas de sociabilização e com, em grande parte dos casos, históricos de problemas com autoridade. Para se livrar desta praga, você deve comprar antivírus de qualidade, com as características que demos acima.

Mas, não se enganem! Os hackers são pessoas com habilidades de programação muito desenvolvidas, só que para o mal!

Mas, cabe-nos dizer que nem todos os hackers são do mal ou utilizam suas habilidades para prejudicar as pessoas! Vejam o caso do Anonymous!

Mas o fato é que, saber que alguém pode violar sua privacidade é uma situação terrível e ameaçadora e, portanto, passível de reprimendas severas.

Em alguns países já existem legislações específicas para crimes virtuais! Já existem milhares de pessoas condenadas e cumprindo pena por ataques virtuais a todo tipo de pessoa, empresa ou instituição governamental.

Mais dicas importantes!

Não coloque todos os seus arquivos em um único equipamento ou em vários, principalmente, quando são todos ligados à mesma rede! Não permita que isto aconteça!

Ao comprar um antivírus, não compre dois ou três, pois eles, podem ser incompatíveis e ficarem travando seu equipamento!

Mantenha cópias de arquivos importantes! Envie para as nuvens! Guarde em HDs externos e pendrives. Lembre-se: Quem tem dois, tem um! Quem tem um, não tem nenhum!

Não abra e-mails de remetentes desconhecidos! Quando for de um conhecido, fique atento ao assunto, pois pode ser algo que aquela pessoa jamais trataria com você!

Não caia no conto das loterias, prêmios, heranças e dinheiros disponíveis em contas que você nunca teve! Não seja ganancioso!

Felizmente podemos comprar um antivírus poderoso, que nos auxilia na luta contra todo tipo de malware, e que trazem mais segurança e tranquilidade quando estamos trabalhando, estudando ou, simplesmente, batendo um papo agradável com os amigos, não tem preço! Na verdade, tem! Mas vale a pena!

Esperamos que tenham gostado deste artigo! Comentem! Em breve, grandes novidades!