Segurança informática

A segurança do seu computador anda em dia: 5 formas de saber!

Coisas ruins acontecem! Parece título de filme de terror, mas é a pura verdade, quando estamos falando de segurança do computador.

Quem nunca foi atormentado por uma sequência interminável de janelas se abrindo, sem que se saiba de onde vêm, não sabe o que é desespero!

Essa história dos pop ups já ficou, um pouco, para trás, mas, ainda hoje eles teimam em aparecer, embora a maioria dos antivírus e antimalwares já resolvam grande parte destas aparições.

Mas, infelizmente, o que não falta no mundo são pessoas que, não tendo o que fazer ou para cometer ilícitos, passam a vida criando novos e mais aperfeiçoados modos de invadir computadores.

5 formas de saber se seu computador está seguro

Mesmo que algumas coisinhas chatas que invadem nossos computadores já estejam ultrapassadas, elas podem voltar com força ou modificadas:

  1. Pop ups e banners – Praticamente os vovôs de todos os vírus! Tenha cuidado se eles, de repente, surgirem na tela de seu computador! Você não está seguro!
  2. Mensagens “Oficiais” – Quem nunca recebeu uma notificação do FBI ou da Polícia Federal? E multas, sendo que você nem carteira de motorista possui. Ou, quem sabe, aquele prêmio ou herança que você esqueceu de retirar, cujo prazo vai se encerrar em poucos dias? Não sejam gananciosos ou inocentes! A segurança do computador é tudo!

Se você nunca fez nada de mais, por que temer a Polícia Federal, o FBI e os Jedi? E, outra coisa, heranças e premiações são tratadas diretamente nos órgãos competentes! Não é necessário abrir baixar nenhum arquivo para isso! Nunca baixando este tipo de arquivos, seu computador estará seguro!

  1. E-mails de conhecidos e até de você mesmo – Eu já recebi e-mails que eu mesmo, supostamente, enviei! Quando são e-mails de amigos, tenha em mente a conduta normal destes amigos e, na dúvida, entre em contato e resolva o assunto de vez! Você só pode se dar mal se o seu amigo for um hacker profissional mesmo e atacar a segurança do computador que você utiliza diariamente!
  2. Complexo de lesma – Seu computador, de uma hora para outra, sem você estar baixando ou subindo nenhum arquivo muito pesado, resolve fazer tudo muito devagar e chega a travar. Cuidado! Ele pode ter sido infectado!

Nem todos os vírus e malwares tentam destruir ou ‘explodir’ sua máquina! Alguns invadem seu sistema só para encher a sua paciência e lhe causar transtornos com a segurança do computador!

Abra o monitor de atividades e verifique os processos que estão sendo realizados e desconfie de qualquer nome estranho ou esquisito, que você nunca viu na vida!

  1. Firewalls e antivírus desabilitados – Opa! Se seu firewall e antivírus estão desabilitados, há uma grande chance de seu computador ter sido infectado. Faça faxinas periódicas para saber se há algo errado com eles. Não relaxe com a segurança do computador!
  2. Não aceite redirecionamento de sites! Você faz uma pesquisa no Google e vai para um buscador diferente? Ou clica para ir a determinado site e abre uma janela pedindo para atualizar algum plugin? Isso, invariavelmente, significa uma tentativa de instalar vírus e malwares.

Por que as pessoas criam vírus e malwares?

Muitas pessoas têm por objetivos roubar senhas bancárias e ter acesso a fotos e documentos importantes e até comprometedores, comprometendo a segurança do computador.

Outros criam estes instrumentos do mal, apenas para se sentirem superiores dentro de sua comunidade doente e sem noção!

Outros, ainda, fazem pelo prazer de fazer o mal a pessoas específicas. Mas, a maioria absoluta, o faz por pura “diversão”!

Dicas preciosas!

Tenha cópias de arquivos importantes! Envie para as nuvens! Guarde em HDs externos e pendrives. Lembre-se: Quem tem dois, tem um! Quem tem um, não tem nenhum!

Quantas pessoas não perderam arquivos pessoais importantíssimos, por não ter tido o cuidado de fazer cópias.

Não guarde fotos íntimas ou comprometedoras, a não ser que você não se importe que elas possam ser roubadas e divulgadas!

Mantenha seu antivírus atualizado! Evite ter mais de um, pois é possível que entrem em conflito e acabem não funcionando a contento!

Pena que existem pessoas que atentam contra a segurança do computador! Pessoas mal-intencionadas e sem nenhum tipo de respeito ou amor ao próximo! Mas, também existem pessoas como eu e você, que não compactuamos com estas práticas e sabemos como proteger nossas máquinas!